15 elementos essenciais de todos os e-mails de marketing

Uma promoção de e-mail em tempo hábil é uma maneira fácil e econômica de dar o pontapé inicial nas vendas. Mas na pressa de uma parada ou prazo apertado, é fácil cometer erros de composição de e-mail, perder elementos cruciais ou mesmo erros e erros de digitação.

Neste post, vou oferecer uma lista de 15 itens que todo e-mail de marketing deve ter. Imprima e use-o para suas implantações de e-mail e nos seus sites, feito por uma criação de sites sp.

Lista de Verificação: 15 Email Essentials

Linha de assunto. As linhas de assunto devem ser curtas, concisas e instruir o destinatário quanto ao conteúdo da mensagem, para gerar interesse. Use um idioma que também direcione o usuário para o caminho de conversão desejado. Verifique se há erros de digitação.

Preheader. Um elemento surpreendentemente subutilizado de campanhas de email, os preheaders aparecem abaixo da linha de assunto no painel de visualização do cliente de email. Não repita palavras ou frases da linha de assunto. Em vez disso, use o preheader como uma extensão da linha de assunto para ajudar a gerar mais interesse dos leitores. Um bom preheader – “Além disso, apenas algumas horas para comprar …” – não irá repetir palavras da linha de assunto.

Personalização correta. Ao usar a personalização na linha de assunto ou no corpo de um e-mail, revise e teste os dados para garantir que estejam sendo puxados corretamente. Use valores padrão quando os dados estiverem faltando. Por exemplo, use um valor padrão de “Cliente” quando o primeiro nome estiver faltando no banco de dados.

Endereço de correspondência físico. Para ser compatível com CAN-SPAM , todas as mensagens de marketing por email devem conter um endereço de correspondência físico.

Cancelar inscrição. Outro requisito da Lei CAN-SPAM é que toda mensagem de e-mail deve incluir um link de cancelamento de inscrição em funcionamento. Felizmente, muitos provedores de serviços de email têm a funcionalidade de cancelamento de assinatura incorporada. Evita o envio de um email de outra forma.

Capacidade de responder. Ocasionalmente, os assinantes clicarão em “responder” às mensagens de marketing. Certifique-se de ter acesso à conta de e-mail que serve como o endereço de resposta para suas comunicações por e-mail e que ela é verificada regularmente. Os inscritos podem responder que alteraram o endereço de e-mail, desejam fazer um pedido ou estão tendo problemas com seu website.

Apelo à ação A menos que o objetivo seja branding ou fornecer informações, todos os e-mails devem ter um apelo à ação direto e simples que permita que os destinatários cliquem em qualquer dispositivo.

Imagens que povoam. Confirme se todas as imagens são carregadas em todos os dispositivos. Dependendo do host, as imagens podem demorar para serem renderizadas ou podem não ser carregadas.

Renderização móvel. Visualize seu conteúdo de criativo no Litmus, no Email on Acid ou em uma ferramenta semelhante. Ele mostrará como o conteúdo é renderizado em todas as combinações de dispositivos e clientes de email. É difícil, na minha experiência, que um modelo de email seja perfeito em todas as combinações. Concentre-se nos mais comuns.

Público adequado. Conforme você segmenta seu público-alvo com base, digamos, em compras recentes ou dados demográficos, verifique se a oferta e a mensagem são apropriadas para o segmento para o qual você está enviando.

Listas de supressão. É fácil ignorar uma audiência de uma campanha. As consequências podem ser terríveis. Verifique se os dados de supressão são aplicados à campanha – antes da implantação.

Links que funcionam e acompanham. Talvez a tarefa mais tediosa de preparar um e-mail de marketing seja verificar se todos os links estão corretos e funcionais. Da mesma forma, verifique se todos os parâmetros de rastreamento nos links estão atualizados, corretos e acionados. Links quebrados, links incorretos e parâmetros de rastreamento ausentes e disfuncionais podem arruinar os resultados.

Clique para chamar. A maioria dos consumidores abre e-mails em seus smartphones. Verifique se seus e-mails têm um botão de clique para ligar.

Produtos em destaque em estoque. Os destinatários de e-mail tendem a comprar itens que não são exibidos diretamente nos e-mails. No entanto, confirme se os itens em destaque estão em estoque antes da implantação da campanha.

Código de oferta. Verifique se os códigos de oferta nos seus emails estão ativos e funcionando corretamente. Para ofertas com vencimento apertado, garanta que haja tempo suficiente para os destinatários receberem, abrirem e agirem sobre a oferta.

Caio Nogueira

Consultor de Marketing Digital com foco em resultados situado em São Paulo, SP. Tem prazer em projetar sites elegantes e de fácil utilização com o visual perfeito para promover o seu negócio e converter visitantes em clientes. Sabe que, para um site ser bem sucedido, é fundamental que a programação garanta uma boa performance online e a flexibilidade para atualizações e alterações no futuro.