3 dicas de marketing digital para microempreendedores 

Os micro empreendedores trabalham em situações que podemos chamar de “frágeis”, porque eles contam com menos recursos e com mais do trabalho próprio para se desenvolverem. Esse tipo de empresa acaba empregando muitos familiares e fazendo muito do trabalho por conta própria, até que a empresa renda o suficiente para terceiras diversas áreas.

Sem dúvida alguma o marketing digital é uma excelente situação para microempresas, porque ele é muito mais barato do que o marketing tradicional e traz resultados mais rápidos e com mais eficiência para você.

Se você ainda não conhece nada sobre o marketing digital, vamos dar 3 dicas fundamentais para que você consiga entender o que você pode fazer por conta própria e o que você deveria reservar uma verba para investir, ou aprender a fazer por conta própria.

Esse artigo tem objetivo de ser o seu primeiro contato com a ideia do marketing digital. Se você já tem alguma experiência, confira aqui no blog materiais mais avançados para a sua necessidade.

1- Entenda quais são as ferramentas do marketing digital

Existem diversas formas diferentes de trabalhar o marketing digital, algumas delas envolvendo especialmente conhecimento e outras envolvendo investimento direto. Se você conhece o mercado onde está atado e consegue escrever ou fazer vídeos a respeito, esse é um excelente começo!

Fazer material sobre um assunto que interesse a quem vai consumir seus produtos, quando bem relacionado, pode ser uma excelente oportunidade de criar relacionamento com as pessoas construir autoridade, que é uma forma de se tornar a referência para as pessoas quando o assunto é o problema em questão.

Isso é chamado de marketing de conteúdo e pode ser usado de forma bem eficiente para aumentar o renome da sua empresa e para gerar buscas, que podem gerar novos negócios. Essa é uma estratégia de médio a longo prazo, mas é bem eficiente e precisa ser colocada em ação o quanto antes.

2- Mantenha suas mídias sociais atualizadas

Se você vai fazer uma page no facebook, mantenha essa page atualizada e sempre com conteúdo novo. Existem diversas formas de trabalhar isso e com ajuda profissional você pode aumentar suas vendas usando o facebook. Existem diversas maneiras de usar mídias sociais mas o indispensável é criar conexão e gerar informações sobre o que acontece na empresa.

Um cuidado importante é entender que posicionamentos frente às questões político sociais que andam muito em voga na internet hoje em dia pode ter resultados desastrosos. É importante entender o que está realmente dando dinheiro para você e a sua empresa.

 

3- Sempre lide de forma eficiente com crises

Alguém teve uma experiência ruim com a sua empresa, seja online ou offline, e foi para a internet se expressar de forma negativa à respeito da sua empresa. Não tome isso como ofensa pessoal, é normal que a pessoa tenha a tendência a se exaltar. Mantenha a calma e foque em resolver o problema da pessoa.

Converter um “hater” em  um fã da sua empresa é uma das melhores formas de marketing digital.

Com essas dicas você vai começar a aplicar o marketing digital na sua empresa. Agora, se você quer algo mais avançado você sempre pode aprender por conta própria ou contratar um profissional.

Caio Nogueira

Consultor de Marketing Digital com foco em resultados situado em São Paulo, SP. Tem prazer em projetar sites elegantes e de fácil utilização com o visual perfeito para promover o seu negócio e converter visitantes em clientes. Sabe que, para um site ser bem sucedido, é fundamental que a programação garanta uma boa performance online e a flexibilidade para atualizações e alterações no futuro.