5 dicas para fidelizar seus clientes online

Está iniciando sua empresa ou está em busca de estratégias para atrair seu público alvo? Isso é muito importante, mas fidelizar os clientes em potencial ou já existentes é uma ótima estratégia para o sucesso do seu negócio.

Se você tem uma agência digital ou qualquer outra empresa, com certeza, já deve ter escutado a frase: “É mais barato manter os clientes que você já tem do que conseguir outros novos”.  Para qualquer negócio podemos dizer que isso é totalmente verdade, já que hoje em dia obter novos clientes está se tornando muito caro, e poucas lojas virtuais podem arcar com esse esforço financeiro, principalmente, as iniciantes no mercado.Para manter os clientes antigos e conquistar a fidelidade dos novos, podemos usar de algumas estratégias como as 5 dicas presentes neste artigo. Confira!

1. Programa fidelidade

Cada cliente gosta de ser recompensado por fazer uma compra e, sem dúvida, o programa de pontos é uma das táticas para fidelizar seus clientes que funcionam melhor. Você pode oferecer uma pontuação correspondente aos valores gastos pelos clientes em sua loja on-line, nos quais, ao atingir certa numeração, o cliente ganhe descontos, brindes, entre outros.

2. Boletim informativo

O e-mail marketing é uma ferramenta poderosa de conversão para qualquer loja online. Um truque para fazer com que as suas campanhas de marketing por e-mail sejam convertidas o máximo possível, é investigar o que esse cliente comprou e, dessa forma, você saberá o que lhe interessa. Faça isso por grupos de clientes que gostam de coisas relacionadas, e depois de analisar todos e por grupos, crie um boletim informativo para cada grupo, incluindo notícias e produtos de interesse.

3. Brindes personalizados

Se suas margens de vendas permitirem que você inclua um presente ou brinde personalizado de vez em quando, você terá sorte, pois essa estratégia é infalível para o cliente repetir a compra. É lógico que essa tática funciona, porque se consegue surpreender um cliente com um presente inesperado, ele responde de forma positiva, e retorna o agradecimento fazendo outra compra e divulgando sua marca.

4.  Construa relações sociais

Redes sociais são a melhor maneira de construir relacionamentos duradouros com nossos clientes e atrair novos olhares para compradores em potencial.

Para as redes sociais ajudarem a fidelizar os clientes, você terá que fazer o seguinte:

Crie publicações dedicadas a clientes fiéis (por exemplo, promoções apenas para clientes). Estabeleça uma rede social para que os clientes comuniquem suas reclamações, dúvidas, sugestões etc. Mas para que isso funcione corretamente, você deve responder a todos e o mais rápido possível. Além disso, eles podem interagir compartilhando suas publicações e divulgando sua marca.

5.  Oferecer descontos

Essa estratégia é muito simples, pois consiste em oferecer descontos apenas para clientes fiéis, e com esse desconto eles farão outra compra e se sentirão felizes, pois terão comprado o item que queriam por um preço menor. Lembre-se de que seus clientes atuais são o melhor ativo que sua loja possui, já que eles já conhecem sua marca, eles sabem quais produtos são vendidos, o serviço que você oferece e não será preciso lembrá-los disso. Mas é preciso agradecê-los por sua confiança e preocupação em encontrar os produtos que desejam e, claro, recompensá-los por sua lealdade.

Caio Nogueira

Consultor de Marketing Digital com foco em resultados situado em São Paulo, SP. Tem prazer em projetar sites elegantes e de fácil utilização com o visual perfeito para promover o seu negócio e converter visitantes em clientes. Sabe que, para um site ser bem sucedido, é fundamental que a programação garanta uma boa performance online e a flexibilidade para atualizações e alterações no futuro.