Como vencer a procrastinação e se tornar um profissional mais produtivo

Como vencer a procrastinação e se tornar um profissional mais produtivo

Se você é o tipo de profissional que tem a tendência de adiar o início de um projeto porque a data de entrega está muito longe, saiba que você não está sozinho. Muitas pessoas já passaram por esse cenário, porém é preciso entender que este tipo de pensamento é que você pode acumular muitas tarefas e, no fim, se sentir sobrecarregado!

Está na busca por um novo emprego? conheça a jobconvo, um software online de recrutamento e seleção.

Além de atrasar prazos, a procrastinação também causa o sentimento de insuficiência nas pessoas, que se sentem incapazes de concluir projetos e acabam cedendo à desmotivação, o que pode afetar (e muito!) o seu desempenho na vida profissional.

Quer saber como você pode deixar esse problema para trás? Confira 5 dicas para vencer a procrastinação e se tornar um profissional mais produtivo:

 

  • Planeje-se

 

O planejamento é o primeiro passo para conquistar qualquer objetivo. A boa notícia é que você pode contar com diversas ferramentas digitais, como os aplicativos de organização, checklists, calendários online e outros mecanismos que ajudam a construir uma visão mais sistêmica das suas obrigações.

Não importa o método escolhido: o importante mesmo é que você possa analisar todo o seu calendário da melhor maneira para poder definir os prazos de entrega de suas tarefas. Ao investir em um cotidiano mais organizado, fica mais difícil procrastinar.  

 

  • Afaste-se de distrações

 

Você tem aquele colega de trabalho que adora conversar durante o expediente ou costuma perder muito tempo nas redes sociais?

As distrações são grandes inimigas da produtividade. Para manter o foco na entrega de suas tarefas, é preciso identificar o que geralmente atrapalha a sua concentração e garantir que você se afaste delas durante o período em que está trabalhando.

Desligue o seu celular ou avise seus colegas que precisa de um tempo para conseguir trabalhar. O segredo é dedicar-se totalmente às suas atividades quando começar a executá-las.

 

  • Seja realista

 

Se você é o tipo de pessoa que costuma acumular atividades e acredita que pode terminá-las em tempo hábil, talvez seja melhor começar a repensar esse pensamento.

Ao planejar o seu dia, é essencial que você defina metas realistas e fáceis de serem cumpridas. Afinal, se você colocar muitas tarefas para serem finalizadas no mesmo dia, existe uma grande chance de que você se sinta sobrecarregado e desmotivado. Esses são dois fatores que combinam muito bem com a procrastinação.

Priorize as suas atividades de acordo com a data de entrega e do quão rápido elas podem ser concluídas.

 

  • Defina pequenas recompensas

 

Se você precisa de motivação extra, uma boa ideia é definir recompensas para a conclusão de suas tarefas. Por exemplo: se você precisa terminar um relatório, estabeleça períodos de descanso após entregar um determinado número de palavras.

Com esses pequenos “presentes” que você dá a si mesmo, a sua motivação aumenta e você se sente incentivado a continuar a execução de suas atividades.

 

  • Mantenha o foco em seus objetivos

 

A melhor dica para vencer a procrastinação é ter em mente que a única pessoa que tem a ganhar com a conclusão de suas tarefas é você mesmo. Quando você deixa de realizar uma atividade, suas próprias metas e objetivos são prejudicados.

Se você quer se tornar um profissional mais produtivo, você não pode deixar de analisar as suas responsabilidades durante o expediente e organizá-las de acordo com a sua capacidade. Assim, você garante o seu próprio desenvolvimento profissional, ajuda no crescimento da empresa e tem mais chances de ser considerado quando, por exemplo, surgir a oportunidade de uma promoção.

Lembre-se: no fim do dia, só quem tem a ganhar é você!

Tem alguma dica para ajudar outras pessoas a vencerem a procrastinação e aumentarem a produtividade no ambiente de trabalho? Deixe o seu comentário no espaço abaixo e compartilhe o conteúdo nas redes sociais!

 

Caio Nogueira

Consultor de Marketing Digital com foco em resultados situado em São Paulo, SP. Tem prazer em projetar sites elegantes e de fácil utilização com o visual perfeito para promover o seu negócio e converter visitantes em clientes. Sabe que, para um site ser bem sucedido, é fundamental que a programação garanta uma boa performance online e a flexibilidade para atualizações e alterações no futuro.