Soft Skills para desenvolver em 2019

Os profissionais nas organizações dispõem de competências essenciais para os cargos que ocupam. Durante o processo de recrutamento e seleção são realizados testes e dinâmicas para despertar e possibilitar a percepção e avaliação de cada uma dessas características únicas de cada candidato.

A análise de Fit Cultural permite que a empresa avalie valores distribuídos em 7 fatores fundamentais para o Perfil da Cultura Organizacional, fazendo um ranking dos perfis mais aderentes à empresa, possibilitando a contratação da pessoa correta. A avaliação do Soft Skills antes e depois da contratação é muito importante para o sucesso da organização e desenvolvimento dos colaboradores.

 

Mas o que é Soft Skills?

Soft skills são as competências que competem a personalidade e comportamento do profissional. Envolvem aptidões mentais, emocionais e sociais. Ou seja, são habilidades particulares, pois nascem de acordo com as experiências, cultura, criação e educação de cada pessoa, entre outros fatores.  

 

A soft Skills afeta o ambiente corporativo?

As soft skills também estão relacionadas a forma que o indivíduo se relaciona e interage com as pessoas, afetando os relacionamentos no ambiente corporativo e, por consequência, a produtividade da equipe. Além disso, são difíceis de avaliar e não são adquiridas com capacitação técnica.

 

Quais Soft Skills as empresas buscam?

Em uma pesquisa realizada pela Capgemini Digital Transformations Institute de 2017, foi comprovado que 60% das empresas estão em uma crise de soft skills entre seus funcionários. Além disso, revelou que a busca por profissionais com soft skills vem aumentando. Os executivos da pesquisa, buscam:

  • Foco no Cliente (65%);
  • Colaboração (64%);
  • Paixão por aprender (64%);
  • Habilidade Organizacional (61%).

 

Quais são os Soft Skills comuns a todos os profissionais?

As habilidades exigidas dependem do perfil que a vaga pede. Mas há soft skills comum a todos os profissionais, que não competem apenas a funções específicas, são elas:

 

1- Boa comunicação

Uma boa comunicação é muito importante e vai além do ambiente de trabalho. Quando há interação entre uma ou mais pessoas, é preciso que todas as partes envolvidas consigam entender com clareza a mensagem que está sendo transmitida.  Por isso, um profissional que saiba se expressar bem, de maneira clara e objetiva, terá vantagem competitiva de mercado por dominar essa soft skill.

 

2- Colaboração

A colaboração e a comunicação são soft skill que andam sempre juntas. É importante que os profissionais colaborem e trabalhem em equipe, pois cada um domina certa habilidade, e, desse modo, poderão contribuir naquilo que seus desempenhos são melhores. Sendo assim, cada  colaborador complementa o outro no trabalho a ser desenvolvido.

 

3- Relacionamento interpessoal

Há algumas áreas na empresa que tem maior interação. Porém, para que haja uma coordenação entre essas áreas, é preciso ter um bom relacionamento entre os colaboradores de setores diferentes. Por isso, essa soft skills é importantíssima, pois ajuda a atingir um objetivo ou meta comuns.

 

4- Equilíbrio emocional e capacidade de trabalhar sob pressão

É normal que durante a carreira profissional, momentos mais intensos aconteçam. São várias as situações inesperadas no dia a dia das empresas. Além dos problemas pessoas que acabam atingindo os colaboradores emocionalmente. Por isso, o equilíbrio emocional é essencial para que essas situações não afetem o comportamento ou o rendimento no trabalho.

 

Caio Nogueira

Consultor de Marketing Digital com foco em resultados situado em São Paulo, SP. Tem prazer em projetar sites elegantes e de fácil utilização com o visual perfeito para promover o seu negócio e converter visitantes em clientes. Sabe que, para um site ser bem sucedido, é fundamental que a programação garanta uma boa performance online e a flexibilidade para atualizações e alterações no futuro.