Wix vs WordPress: Qual a melhor solução?

Wix vs WordPress – Batalha em 3 rodadas – Escolha sua melhor solução!

Se você está prestes a iniciar o seu blog ou lançar o seu site de negócios, você é livre para escolher entre muitas soluções de publicação, permitindo construir seu site gratuitamente e sem muito esforço. O WordPress e o Wix são as plataformas mais simples e reconhecidas para todos que desejam criar um site, mesmo que não tenham uma ideia de como codificar e criar designs de sites.

Tanto o Wix quanto o WordPress são soluções úteis para o lançamento rápido de sites, mas cada um deles tem suas próprias peculiaridades, e cada um deles difere do outro em vários aspectos. Consideramos importante falar dos principais prós e contras do Wix e do WordPress, bem como analisar suas diferenças e semelhanças. Então vamos começar!  Wix ou WordPress?

Wix e WordPress: Batalha – Rodada 1

Vamos revisar a origem, principais características e finalidades de ambas as soluções na forma de um diálogo. Vamos imaginar um tipo de batalha entre o Wix e o WordPress.

WP: Olá, sou o WordPress e sou um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo de código aberto gratuito lançado pela primeira vez em 2003.

Wix: Olá, sou o Wix e sou uma plataforma de desenvolvimento web baseada em nuvem, lançada pela primeira vez em 2006.

WP: Sou uma solução pronta para uso instalada em um servidor da Web que faz parte de um serviço de hospedagem na Web ou de um host de rede por si só. Meus usuários podem gerenciar seu conteúdo por meio de um painel de controle amigável.

Wix: Oh bem, é ótimo. E eu sou um construtor de sites com tudo incluído, permitindo que meus usuários criem um site com minhas melhores ferramentas e meu melhor software.

WP: Ah, é mesmo? Mas seus usuários não têm controle total sobre seus websites. Seus sites viverão em seus servidores e os usuários acessarão seus sites por meio de seu painel de administração.

Quanto aos meus usuários, eles obtêm um controle total sobre o conteúdo e a funcionalidade de seus sites, eles criam um site que eles realmente possuem e controlam.

Wix: Eu gostaria de abordar todos os usuários do WordPress: quer controlar tudo sozinho?
Bem, não se esqueça de manter seu site em uma condição atualizada. Se você escolher o WordPress, você terá que atualizar seu tema e seus plugins instalados por si mesmo. Se não, você corre o risco de prejudicar o desempenho do seu site ou mesmo travá-lo.

Quanto aos meus usuários, vou gerenciar todas as atualizações para eles, para que eles se livrem do dever de fazê-lo sozinhos.

WP: Não seja tão confiante quanto às suas declarações, querida Wix. Meus usuários sempre recebem notificações se alguma atualização for necessária. Eles podem atualizar um tema ou um plug-in com apenas alguns cliques.

Nuvem versus banco de dados – rodada 2

WP: Eu sei, Wix, você é uma solução baseada em nuvem. Quanto a mim, eu uso banco de dados para armazenar os dados. É claro que os usuários precisam confiar apenas em você para tomar as medidas adequadas para segurança. Eles também são limitados a ofertas oferecidas por um provedor de serviços em nuvem.

Por outro lado, os usuários que preferem um servidor dedicado podem adicionar aplicativos, programas e medidas de aprimoramento de desempenho aos seus computadores.

Wix: Ah, você provavelmente está ciente do fato de que os provedores de serviços em nuvem garantem a segurança dos dados por meio de suporte dedicado, firewalls, soluções criptografadas e facilitam as recuperações de backup. Meus usuários também recebem tudo isso. Em servidores dedicados, seus usuários precisam tomar medidas de segurança essenciais por si mesmos.

A propósito, os servidores em nuvem nunca diminuem em caso de qualquer problema e, com servidores dedicados, há um risco de tempo de inatividade e falha de hardware.

WP: E se seus usuários gostariam de se conectar e integrar seu site a um banco de dados? Eu sei que não é suportado por você.

Wix: Eu melhoro meus serviços para meus usuários, e esse recurso estará disponível no futuro, se muitos usuários votarem nele.

WP: Eu também estou constantemente sendo atualizado e melhorado, muitos novos recursos e possibilidades estão sempre disponíveis. A propósito, meus usuários podem baixar minha nova versão 4.8 Evans no WordPress.org.

Wix: Você sabe que meus usuários podem comprar seu próprio domínio diretamente de mim. Este domínio será automaticamente conectado aos meus servidores.

WP: Eu tenho um irmão, o nome dele é WordPress.com e ele é um CMS auto-hospedado. Os usuários podem registrar um novo domínio diretamente dele. No entanto, se os usuários quiserem ficar comigo, há muitos provedores de hospedagem e registradores de nomes de domínio por aí. Caros usuários, por favor, veja a lista dos melhores provedores de hospedagem para o WordPress aqui .

Facilidade de Uso, Recursos e Modelos – Round 3

Wix: Você sabe que meus usuários podem facilmente criar um site com meu editor simples de arrastar e soltar. E no verão passado eu lancei uma nova solução revolucionária chamada Wix ADI – Artificial Design Intelligence. Esta solução está agora disponível para a maioria dos modelos do meu site, incluindo negócios, blog, portfólio e CV.

WP: Lotes de plugins de edição gratuitos e premium de arrastar e soltar estão disponíveis para mim. O Visual Composer é um dos mais populares e abrangentes construtores de páginas integrados na maioria dos meus modelos premium. Ele vem com um grande número de códigos de acesso que permitem construir a estrutura de uma página da Web com facilidade e sem nenhuma habilidade de programação.

Você sabe que tenho milhares de modelos gratuitos e premium projetados e desenvolvidos regularmente por minha comunidade e por muitos desenvolvedores dedicados e experientes em todo o mundo. Meus modelos também são muito fáceis e intuitivos de usar e editar sem nenhum conhecimento específico.

Wix: Hum, eu tenho centenas de modelos de sites disponíveis gratuitamente e extremamente simples de editar por todos que só sabem usar um mouse e tem um pouco de intuição.

Você afirma que nem todos os seus modelos são totalmente gratuitos. Você tem os premium, certo?

WP: Claro que sim, meus modelos premium são oferecidos com um extenso conjunto de recursos, plugins premium integrados e, por favor, não se esqueça de um controle total que eu forneço aos meus usuários, mesmo neste caso.

Wix: Meus usuários podem selecionar um design rico em recursos, mesmo que tenham custos baixos. Eu os forneço absolutamente de graça.

WP: Oh, vamos lá, confira todos os meus templates gratuitos, seus recursos também são numerosos.

Wix: Eu tenho os efeitos pré-construídos e meus usuários não precisam ser os codificadores para editar os temas. Por outro lado, seus usuários precisam editar o CSS por si mesmos e nenhum efeito pré-configurado está disponível.

WP: Muitos plugins, widgets e extensões são constantemente desenvolvidos para eu estender minha funcionalidade e tornar mais fácil para os usuários criarem seus sites como quiserem. Claro, algumas personalizações são necessárias, mas os usuários podem escolher diferentes temas com diferentes recursos suportados. Nenhum código é necessário para alterar a aparência do site, as configurações do tema são suficientes.

Wix: Oh bem, eu concordo que meus temas não podem ser alterados completamente. Embora, você sabe, WP, nós temos algumas coisas essenciais em comum, não temos? Você pode por favor destacá-los?

WP: Claro, Wix, somos otimizados para dispositivos móveis e ambos apoiamos editores visuais. Somos soluções simples e gratuitas para todos os blogueiros, proprietários de pequenas empresas e webmasters que só começam a aprender essa ciência diversificada de construção de sites.

Wix: Nós dois apoiamos nossos usuários com os guias passo a passo. Você fornece a eles uma enorme quantidade de tutoriais criados por sua comunidade e muitos artigos úteis para iniciantes.

WP: Com você também é ótimo, querido Wix. Você tem uma equipe de suporte focada que ajuda seus usuários a solucionar problemas. Você também oferece muitos recursos para seus usuários.

Wix: Nós permitimos que nossos usuários criem sites de comércio eletrônico.

WP: Sim, você está certo, Wix, nossos usuários podem facilmente vender seus produtos na web. Você fornece a seus usuários várias opções de pagamento, opções de produtos, habilidades de gerenciamento de impostos, geração de códigos de cupom e muito mais. E eu apoio o plugin WooCommerce, que é integrado à maioria dos meus temas, então todas as oportunidades de vendas online estão disponíveis para os meus usuários também.

Wix: Eu acho que, WP, devemos dar aos nossos usuários uma liberdade de escolha e deixá-los selecionar a melhor solução por si mesmos.

WP: Sim, você está certo, Wix, a escolha deles dependerá do propósito do site e dos objetivos finais. Não há necessidade de discutir quem é melhor entre nós, somos diferentes em sua origem, somos fáceis de lidar e somos pessoas amigáveis, sempre prontos para ajudar e apoiar nossos usuários no caminho para uma presença bem-sucedida na Web.

Wix: Você está certo, WP, vamos voltar ao trabalho.) Até mais!

WP: 🙂

Conclusão:

Como você vê, eles fizeram um com o outro e concordaram que cada um deles é ótimo para diferentes propósitos. Agora é a sua vez de aprender todas as vantagens e carências do Wix e do WordPress, fazer sua própria pesquisa detalhada e decidir o que é melhor para as necessidades específicas do seu site. Se houver algo que você gostaria de adicionar, sinta-se à vontade para deixar seus pensamentos em comentários. Até logo.

Caio Nogueira

Consultor de Marketing Digital com foco em resultados situado em São Paulo, SP. Tem prazer em projetar sites elegantes e de fácil utilização com o visual perfeito para promover o seu negócio e converter visitantes em clientes. Sabe que, para um site ser bem sucedido, é fundamental que a programação garanta uma boa performance online e a flexibilidade para atualizações e alterações no futuro.