5 Estratégias de Marketing para seu Pet Shop Vender Mais

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5 Estratégias de Marketing para seu Pet Shop Vender Mais

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Como aumentar as vendas do seu pet shop?

Na receita de hoje, ensinaremos como você, dono de pet shop ou clínica veterinária, pode dobrar seu faturamento com o marketing digital para pet shop.

Para você começar suas estratégias de marketing digital para seu pet shop ou clínica veterinária e começar a vender você vai precisar de:

  • Um Site Profissional, que funcione adequadamente nas 4 plataformas: PC, Laptop, Tablet e Smartphone.
  • Uma área de Blog, para poder escrever conteúdos que solucionem as dúvidas de seus clientes., fazendo-os enxergarem seu Pet Shop como autoridade no assunto. Também servirá para você captar os e-mails dos usuários e criar relacionamento.
  • Anúncios no Google. Anúncios direcionados para os usuários que fazem buscas no Google que contenham a palavra-chave que for importante para seu negócio.
  • Uma Fanpage no Facebook e no Instagram, para você se relacionar com os clientes, levar tráfego para o seu site e atrair novos clientes com uma divulgação regional. Campanhas de Marketing no Facebook em geral são muito bem sucedidas e gasta-se muito pouco pelo tanto de usuários que alcança.

Há uma série de estratégias de baixo custo que podem dar um grande retorno.

Vamos conhecer algumas Estratégias de Marketing para seu Pet Shop Vender Mais?


1) Casinha Online: Criação de Site para PetShops

Mas por que um site deve ser seu ponto de partida?

Para ter uma boa comunicação com seus clientes é preciso investir na criação de um site para concentrar todas as informações da sua empresa numa página de fácil acesso.

Veja algumas dicas essenciais na hora de construir sua casinha:

1.2) Seu site deve ser responsivo

Isto é, que funcione adequadamente nas 4 plataformas PC, Laptop, Tablet e Smartphone.

1.3) Informações básicas da sua empresa 

Você deve ter as informações referentes à sua empresa e ao produto/serviço que ela oferece de maneira organizada e de fácil acesso. Endereço, Telefone, Descrição, Link para as Rede Sociais, Artigos, Comunicados de Promoções e Eventos.

1.4) Seu site deve ter um Blog

Além de um repositório de informações importantes — que podem ser utilizadas para educar o seu público — o blog tem uma função especial: atrair visitantes para o site. Isso porque os conteúdos produzidos são indexados (cadastrados) pelo Google e servirão de resposta para as mais variadas buscas que os usuários fazem no Google. Por exemplo, milhares de vezes por mês são buscadas frases no Google como “Tipos de tosa em Yorkshire” ou “Tipos de vermes em cães”.

1.5) Sistema de Vendas Online

Antes de mais nada vamos dar um exemplo de um ótimo site Vendas Online. Confira a imagem abaixo:

criação de sites pet shops

Perceba, você vê 3 elementos somente nessa parte do site:

  1. Sistema de busca no topo do site, facilitando para o usuário achar o produto que quiser.
  2. Banner de promoções no meio do site.
  3. Filtro dos mais comprados no final do site, mostrando para o usuário quais os produtos mais procurados.

Muitos pet shop já utilizam o site como um sistema de vendas online, o que traz muita credibilidade à sua empresa, pois a loja física continuará a ser frequentada, e as vendas online funcionarão como um suporte adicional de serviço para os seus clientes.

Vender produtos fofos, criativos e com o nome do seu estabelecimento é uma tática poderosa, pois disponibiliza produtos personalizados, que serão utilizados nos pets e irão para postagens na internet, fotos, vídeos, trazendo mais clientes para sua página à procura daqueles produtos. Pedir para os internautas usarem o nome da sua empresa e hashtags (o famoso ‘#’) fará a marca da empresa se espalhar pelas redes e se tornar mais conhecida e procurada.

Dica: Se você não tem investimento suficiente para solicitar a criação de uma Loja Virtual, você pode criar um site simples e utilizar ferramentas que permitem que você venda produtos diretamente pelo Facebook e Instagram.


2) Blog e o Marketing de Conteúdo para Pet Shops

Preste atenção na imagem abaixo, ela diferencie o marketing de conteúdo do marketing tradicional. Se estiver difícil de ler clique nela para ampliar.

Como Aumentar Vendas Pet Shop

O fato é, as pessoas cansaram do Marketing de Interrupção, um modelo antigo e tradicional de marketing, em que os produtos são oferecidos diretamente para o consumidor, fazendo com o que haja apenas uma etapa, a OFERTA.

Ao contrário deste modelo intrusivo, o marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que vise ganhar o interesse das pessoas antes de tentar vender qualquer produto ou serviço.

No meio digital o marketing de conteúdo consiste em criar e compartilhar conteúdo com seu público-alvo. No entanto, é preciso ter uma estratégia para escrever conteúdos baseado no interesse do seu público. Quais são as principais dúvidas que seus clientes têm? Como você pode resolve-las, pelo menos em partes, criando artigos sobre os temas?

Deste modo, você oferece um conteúdo, uma dica, uma curiosidade, um material e em troca disso o usuário vai te reconhecer como autoridade no assunto e consequentemente lembrará da sua marca de maneira positiva, com altas chances de se tornar um cliente.

Para começar a fazer Marketing de Conteúdo você deve criar um blog dentro do seu site, para poder concentrar todos seus artigos sobre temas relacionados a animais de estimação, quais cuidados que o dono deve ter com seus cães e gatos, dicas de higiene, dicas de produtos ideais para cada raça, artigos sobre a importância de aplicar as vacinas em dia, etc. Uma boa alternativa também é transformar dúvidas de clientes em textos.

Além de escrever, você pode produzir conteúdo em vídeo, seja para agregar em suas postagens ou para alimentar um canal próprio em sites como o YouTube.


3) Anúncios no Google

O alcance dos anúncios exibidos no Google, também conhecidos como Links Patrocinados, dá aos seus potenciais clientes a oportunidade de encontrá-lo, ainda que nunca tenham ouvido falar de sua marca.

3.1 Relevância dos Anúncios

Os anúncios no Google são mostrados ao cliente em um momento muito oportuno, que é quando o próprio cliente está fazendo buscas para encontrar serviços e produtos relacionados a pet shops. Somente quando as palavras-chave digitadas corresponderem ao seu negócio o seu anúncio será ativado e isso faz com que seu marketing não seja invasivo. Ao contrário, seu pet shop aparecerá apenas quando seus potenciais clientes precisarem de você.

3.2 Direcionamento

Se você possui uma loja virtual com produtos e acessórios para animais de estimação, com entrega no Brasil todo, poderá direcionar seus anúncios para todo o país.

Caso queira apenas divulgar serviços oferecidos em sua loja física, os anúncios do Google, podem ser direcionados apenas para usuários que procurem pelo seu produto e que sejam do seu bairro ou da sua cidade, conforme a configuração da campanha. para serem exibidos somente na área geográfica de sua escolha. Você percebe o poder que o Google tem?

O Google sabe exatamente suas preferencias, aonde você mora, quantos anos você tem. Portanto, o anúncio no Google para pet shops é realmente certeiro e consegue trazer um retorno de investimento rápido para o Pet Shop.

3.3 Alcance e Variação

Uma combinação de alcance pode ser realizada. Por exemplo, um pet shop poderá criar um grupo de anúncios divulgando arranhadores, carrinhos para pet, brinquedos e óculos para cães no Brasil inteiro.

Ao mesmo tempo, poderá criar um outro grupo de anúncios divulgando serviços de banho, tosa e perfumaria somente em sua cidade de atuação. Os Links Patrocinados são exibidos separadamente, conforme as configurações de segmentação determinadas.

anúncios google pet shop

No exemplo acima você pode ver a quantidade gigante de buscas mensais pelo termo “pet shop em pinheiros” que é um bairro de São Paulo/SP. De 100 à 1000 mil pessoas procuram todos os meses por um pet shop em São Paulo. Para o seu bairro o número deve ser igual ou até maior.

Imagina se dessas 1000 pessoas, 1% entre em contato e vire cliente. Já seriam 10 novos clientes, com um investimento baixo em marketing.

Os anúncios no Google funcionam, de maneira simplificada, desta forma:

  1. Você escolhe o tipo de anúncio que quer fazer.
  2. Você “compra” determinadas palavras chaves que tem relação com o seu negócio.
  3. Você cria o título, subtítulo e descrição do seu anúncio
  4. Aponta para qual página do seu site você quer direcionar as pessoas que clicarem no anúncio
  5. Otimiza a campanha conforme os resultados (muito importante)

Um ponto interessante para abordar é que você só irá pagar para o Google quando alguém de fato CLICAR no seu anúncio. Isso diminui as chances de você gastar dinheiros à toa, pois somente será descontado quando alguem de fato clicar no seu anúncio.

ATENÇÃO: Nunca crie campanhas no Google sem antes estudar como a ferramenta funciona. É muito fácil criar uma campanha que esteja totalmente mal configurada e atraia um público alvo errado para o seu site. Você com certeza desperdiçará seu dinheiro se não tiver experiência nesta área.


4) Redes Sociais para Pet Shops

redes sociais pet shop

Facebook, Instagram, Youtube, Twitter… Qual rede social priorizar?

Para respondar a essa pergunta veja aonde seu público se encontra e onde ele costumar consumir informações. Você pode descobrir isso fazendo uma pesquisa com seus clientes, por exemplo.

Nós do Mundo Social, após realizar pesquisas notamos que para o nicho de Pet Shops e Clínicas Veterinárias o Facebook, Intagram e Youtube são as redes sociais mais acessadas por esse público, e, que, portanto, trazem maior retorno financeiro.

Facebook se mostra uma plataforma completa, sem restrições para qualquer formato de conteúdo (texto, imagem, vídeo) e atualmente é a que detém o maior número de usuários.

Primeiramente é muito importante entender que um dos principais objetivos de fazer publicidade no Facebook é pegar o usuário que está lá dentro e direciona-lo para o seu site, após clicar em algum anúncio ou post seu.

O Facebook é uma ótima plataforma para divulgar seus conteúdos, levando o usuário para o seu site e abrindo possibilidades de haver uma maior interação com a sua marca. Portanto, é muito importante produzir conteúdo semanalmente, gerando conteúdo de valor para seu público e aumentando sua presença online cada vez mais.

É possível também criar estratégias promocionais a partir de eventos dentro do Facebook, chamando as pessoas para um determinado evento promocional da sua loja, como uma feira de adoção de cães ou algo do tipo.

O melhor desse nicho de Pets é que não é necessário fazer grandes investimentos na produção das postagens, uma vez que você pode aproveitar os animais que passam pelo seue pet shop como modelos para as imagens. Caso o dono permita poste, por exemplo, a foto de um cãozinho antes e depois de uma tosa/banho.

Você também deve utilizar as redes sociais para interagir com a clientela – respondendo a dúvidas e perguntas que chegam através de mensagens, menções ou hashtags -, promover concursos e oferecer descontos exclusivos para seus seguidores.

Dica: vale mais a pena focar em algumas redes sociais e fazer um trabalho exemplar do que tentar trabalhar simultaneamente com todas e apresentar conteúdos medianos ou ruins.

Uma vez determinadas as plataformas de atuação chegou a hora de criar uma linha editorial. Isso mesmo, como os jornais e revistas fazem. Você poderá assim, programar o conteúdo do mês todo.

  • Quais assuntos serão abordados?
  • Qual a periodicidade das publicações?
  • O que não será dito de forma alguma?

Tudo isso é fundamental para criar um padrão e manter a qualidade do conteúdo!

4.1 Realize sorteios

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A velha e boa estratégia de pedir para compartilhar seu post em troca da participação do usuário no seu sorteio. Funciona, de verdade. Você poderá oferecer descontos, ou mesmo brindes e outros benefícios. Essa estratégia com certeza atrairá novos clientes e reconquistará os antigos.

4.2 Crie estratégias de fidelização de clientes

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Para fidelizar os clientes não basta apenas ter produtos e serviços de boa qualidade. É preciso criar estratégias voltadas a este público que sejam atraentes o suficiente para valer a pena a fidelização.

Como exemplo dos benefícios que poderia ser oferecido podemos citar:

  • Clube VIP, que oferece descontos especiais em produtos e serviços apenas para os assinantes
  • Clube do Banho, como se fosse um Netflix, o cliente faz a assinatura do serviço mensal e terá direito a X banhos todo mês por um valor reduzido. A vantagem para o cliente é o valor reduzido, e a vantagem para o pet shop é a renda fixa recorrente deste cliente, ganhando dos concorrentes.
  • A cada 10 banhos o cliente ganha um de graça
  • Venda de produtos e entrega em domicílio com custo reduzido ou mesmo não praticado

 


5) Ações Sociais e Posto de Doações

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Transformar o seu Pet Shop em um ponto de doação além de transmitir uma imagem de empresa consciente e preocupada também é de fato uma ação que te colocará como evidencia e atrairá sem dúvidas muitas pessoas.

Também outra opção é realizar campanhas de vacinação ou criar um ponto de coleta de ração e medicamentos para cachorros de rua. Para tanto, você poderá também fechar parcerias com ONG’s que incentivem tais causas como saúde dos animais, acolhimento e proteção, doações, e muito mais.

Através da internet, das redes sociais e do Google seu Pet Shop atingirá uma boa parte de pessoas que são simpatizantes da causa e além de ser bem falado também aumentará o faturamento.

Veja algumas ONG’s de Proteção aos cachorros e animais:

  • http://www.caosemdono.com.br/quem-somos/
  • http://www.clubedosviralatas.org.br/
  • http://www.arcabrasil.org.br/doar-meu-animal.php

Conclusão

O que VOCÊ deve fazer para alavancar as vendas do seu Pet Shop:

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Professor dog vai te explicar tim tim por tim tim. 
  • Crie um site para poder ser encontrado no Google quando os usuários procurarem por pet shop em suas regiões;
  • Atrair mais visitantes da sua região de atuação para o site de sua clínica/pet shop através de anúncios inteligentes no Google e Facebook
  • Comunicação e relacionamento com seus clientes;
  • Dispare e-mail marketing promocional para sua lista de clientes (Públicos segmentados);
  • Torne-se referencia na região de atuação através da produção de conteúdo para seu Blog;
  • Crie uma linha editorial que venda (ou deixe que nossa Equipe faça por você);
  • Loja Virtual dentro do Facebook para vender serviços (banhos/tosas) e também produtos (ração, brinquedos) etc. Com essa estratégia de venda online você consegue alcançar um público muito maior do que com a loja física.
  • Aplicativos de avaliação funcionam também. Esses apps são como uma busca de lojas e serviços que é feita por geolocalização, e o usuário consegue saber onde está o Pet Shop, clínica, ou qualquer outro serviço mais próximo de seu local.

Sua empresa faz alguma estratégia de marketing e ações promocionais com intuito de driblar a crise? 

No Mundo Social temos prazer em ajudar empresas a venderem mais pela internet.
Somos especialistas em Marketing Digital Pet Shops e Clínica Veterinárias e teremos o maior prazer em te ajudar a conseguir mais clientes através da Internet.
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O que você procura para crescer?
Ex. Criação de Site, Otimização de Site, Google Adwords, Facebook Ads, Email Marketing Produção de Conteúdo, etc.

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