Estratégias de Redes Sociais para Restaurantes

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Estratégias de Redes Sociais para Restaurantes

  1. Marque presença nas mídias sociais

As redes sociais, em especial o Facebook que é o segundo maior site mais acessado do mundo, estão se tornando cada vez mais o “guia” das pessoas. Os usuários procuram tudo no Facebook: desde horário de funcionamento, até avaliações positivas e também promoções e novidades.

Então segue o checklist de ações que você deve adotar para ter sucesso e atrair novos clientes para seu restaurante, nas mídias sociais.

  • Crie Uma Fanpage

Ao contrário do que muitas pessoas fazem, não é legal criar perfis para estabelecimentos comerciais, o ideal para uma empresa é ter uma Fanpage. Com uma Fanpage você não corre o risco de ser bloqueado pelo próprio Facebook,  perder todos os seus contatos ou ter limite de fãs.

Você deve manter a página viva e atualizada. Manter um relacionamento constante com os fãs e responder aos comentários. Para conquistar cada vez mais pessoas, poderá usar a Fanpage para divulgar fotos ou vídeos dos pratos que são vendidos em seu restaurante, imagens e frases legais ou relacionadas à algum prato, o cardápio do dia, depoimento de clientes, artigos do blog, receitas gostosas do seu restaurante (não se preocupe com a concorrência, pois essa estratégia serve para gerar mais engajamento e autoridade pro seu restaurante) e várias outras coisas que podem ser úteis para as pessoas que já te seguem ou futuros clientes.

 Veja alguns exemplos abaixo:

Fontes: MC Donalds e Água Doce.

O facebook, assim como o Google também tem um sistema de anúncios para empresas, chamado de Facebook ads. Que assim como no Google adwords, os anúncios são pagos por cliques e podem ser segmentados por interesse, região e diferentes segmentos de público.

Esse sistema business do facebook, pode ser utilizado para impulsionar publicações (isso faz com que uma publicação especifica seja visualizada por mais pessoas), divulgar conteúdo do seu blog, brindes, promoções e cupons, para atingir pessoas que se interessam em restaurantes ou determinados tipos de comidas e pratos. Isso faz com que você consiga mais fãs, mais curtidas na página e até maior número de visitas para o seu site.

  • Crie um canal no Youtube

Hoje, o Youtube é uma coisa “viral” que pegou todo mundo que está em busca de informações e conteúdo para todo e qualquer assunto ou segmento. Para restaurantes ele também é bastante útil pela praticidade e pela oportunidade de exibir vídeos de comida com apetit apeal. As pesquisas mostram que um vídeo atrai muito mais atenção do que imagem que atrai mais atenção que um texto.

Os vídeos, sem dúvida nenhuma, conectam mais as pessoas e você pode usar isso à favor do seu restaurante. Poste vídeos mostrando como os pratos são feitos, de receitas, promoções e vídeos executivos sobre seu restaurante, todas estas ideias caem muito bem no youtube.

Veja um exemplo:

Fonte: America Pizza.

  • Crie um perfil no Instagram

O Instagram é uma mídia social praticamente de fotos que está crescendo a cada dia que passa e tudo o que pode ser transmitido visualmente, deve ser divulgado nele e esse mercado não pode ficar de fora, afinal de contas, as pessoas comem primeiro com os olhos.

O Instagram também aceita vídeos gravados ou ao vivo, então é impossível resistir a um pequeno “trailer” ou à foto de um belo prato na hora do almoço.

 

Alguns exemplos de como aplicar o marketing digital para restaurantes no Instagram:

Fonte: Bráz Pizzaria.

Fonte: Giraffas.

  • Crie um perfil no Pinterest

A última mídia social que também é interessante para estabelecimentos alimentícios é o Pinterest. O Pinterest é uma midia social de fotos, muito parecida com o Instagram. Porém, o Instagram serve para imagens momentâneas e o Pinterest serve mais como uma coisa mais planejada e profissional, como um portifólio por exemplo. No Pinterest as pessoas se inscrevem e já se cadastram por área de interesse. Portanto os conteúdos já são segmentados automaticamente.

Exemplos de conteúdos para o pinterest:

 

  1. Construa uma lista de E-Mail

Mais um ponto fundamental do marketing digital para restaurantes é a lista de e-mails. Alguns profissionais até brincam com isso e dizem que a mina de ouro está na lista, afinal, a lista de e-mails é o canal que encurta o relacionamento e deixa a empresa mais próxima do cliente.

 

E é esta proximidade que faz com que você conheça melhor o seu cliente, descubra o que ele gosta ou o que ele não gosta, permite que você encontre pessoas que tenha comportamentos semelhantes ao dos seus clientes e atraia novos interessados.

Através da lista você também pode fidelizar seus clientes, mandar lembretes de reservas, parabenizar seus clientes, enviar ofertas especiais de acordo com a sua preferência e isso vai te dar uma excelente economia, pois você não vai precisar ficar sempre gastando para comprar novos clientes.

  1. Tenha cadastro no Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é um novo serviço criado para dar mais visibilidade às empresas e para consumidores poderem obter mais informações sobre determinados estabelecimentos da sua região, como endereço, telefone, site, horários de pico e como chegar – usando o google maps.

Faça Seu Cadastro Aqui: google.com/intl/pt-BR/business/

 

  1. O Whatsapp

É através do Whatsapp que você pode estreitar relacionamento com seus clientes e confirmar reservas. Neste caso, é necessário que mantenha sempre uma pessoa dedicada à esta ferramenta para que possa interagir (assim como com os fans do facebook) sempre em tempo real.

Gostaria de aplicar algumas desass estratégias em seu negócio?

 

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