Estratégias de Marketing Digital para Dentistas e Clínicas Odontológicas

Tempo de leitura: 9 minutos

 Marketing Digital para Dentistas e Clínicas Odontológicas

Marketing Digital para Dentistas

 

Você sabia que é possível atrair mais pacientes para sua clínica odontológica através do marketing digital para dentistas?

Durante décadas, a maioria dos médicos e dentistas optaram por não fazer publicidade ou marketing do seu trabalho. Na verdade, boa parte dos médicos evitou a publicidade para que eles não fossem vistos como “desesperados por pacientes”.

Em vez disso, os profissionais médicos confiavam em publicidade “boca a boca”, sendo esta a única fonte de captação de novos pacientes. Com a evolução da internet, a indicação boca a boca se tornou cada vez menos eficiente e novas possibilidades mais eficazes surgiram.

Hoje, a maioria dos médicos e dentistas tem um site, mas o conceito de marketing ainda é novo. Existem alguns médicos que questionam se eles precisam ou não de um site e muitos que pensam que não é uma parte importante de seus negócios.

Na verdade, a criação de um site otimizado, claro e com informações fáceis de serem entendidas por seus usuários é o passo nº 1 para começar a atrair mais clientes.

Entenda abaixo porque você deve investir na criação de um site especializado para dentistas para começar a atrair novos pacientes para sua clínica odontológica.

1. Criação de Site para Dentistas

Seu site está aberto 24h

Seu site funciona incansavelmente. Sem pausas de almoço, férias ou feriados. Isso significa que as pessoas podem acessar seu site sempre que quiserem se informar sobre você e sua clínica.

Forneça informações úteis sobre seus serviços, funcionários, instalações, incluindo respostas a perguntas sobre seguros, custos de tratamento, etc.

Facilite que as pessoas entrem em contato com você. Um formulário curto é uma ótima opção.

Se você colocar um número de telefone, verifique se este número de telefone está clicável, pois isso facilita para quem acessar seu site pelo celular poder ligar diretamente ao clicar. Ou, melhor ainda, considere instalar um chat online aonde um representante poderá tirar todas as dúvidas dos usuários que visitarem seu site.

Todas essas funcionalidades estão inclusas no serviço da UpSites, a nossa parceira comercial especializada em criação de sites para dentistas.

Você pode medir seu retorno de investimento

Existem poucas formas de publicidade que lhe dão a capacidade de acompanhar os seus esforços e medir o seu retorno sobre o investimento.

Serviços como o Google Analytics fornecem estatísticas detalhadas sobre o tráfego que chega ao seu site e o que acontece quando os usuários estão lá.

Sim, todo mundo está fazendo isso

Tenha certeza, a internet não é uma tendência. O marketing digital para dentistas está crescendo cada vez mais e a previsão é que em um futuro próximo não exista mais outra forma de publicidade tão efetiva quanto essa.

Por isso, o quanto antes começar a construir seu legado na internet, melhor. Até porque boa parte da sua concorrência já está investindo em marketing digital e isso coloca você em desvantagem.

Não ter um site é o mesmo que não existir na internet, portanto, quando alguém buscar por “dentista em pinheiros”, por exemplo, você não vai aparecer nos resultados de pesquisa do Google e isso faz com que você limite seriamente a visibilidade do seu negócio.

Gerencie sua reputação online

Nada é pior do que quando um dentista ou médico é difamado na internet através de avaliações negativas seja no Google ou no Facebook.

Se você não tem um site, você não tem opção de lidar com críticas, sugestões e comentários sobre o seu serviço. Muitas vezes uma avaliação negativa sem a resposta da empresa significa um descaso com o cliente o que piora ainda mais a situação.

Um site não resolverá uma crise da má reputação, mas atenuará os efeitos apresentando a sua marca da maneira que você quer ser representado.

Marketing digital é econômio

Vamos começar dizendo: você obtém o que você paga. Comparando com a publicidade tradicional – televisão, jornais e revistas – o marketing digital é muito acessível.

Os anúncios em revistas podem custar milhares de reais por edição e você tem uma capacidade limitada de acompanhar sua eficácia. Como você, por exemplo, vai saber se quem leu o seu anúncio realmente é o seu público-alvo?

Quando você começar sua presença online, você pode esperar que o maior investimento que você terá será construir seu site, que é a base de tudo.

Como uma boa empresa de consultoria digital, o Mundo Social poderá ajudá-lo a diversificar a sua estratégia de marketing, identificar novas oportunidades, destacar as áreas onde você teve sucesso e determinar o seu retorno sobre o investimento.

Se você não está na internet, você não será encontrado

Há mais de 5 bilhões de pesquisas no Google acontecendo a cada dia. Um relatório de 2012 da Pew Internet & American Life Project afirmou que 91% dos usuários que realizam buscas no Google dizem que na maioria das vezes encontram as informações que eles estão procurando.

Se você não tiver um site, será difícil para os internautas encontrá-lo e ler o seu conteúdo.

Seja confiável para seus clientes

As pessoas têm acesso constante à internet e elas estão muito mais propensas a pesquisar online por um produto, serviço ou empresa do que ir até o seu local físico de trabalho e perguntar sobre o seu serviço.

Mesmo as pessoas que receberam uma recomendação de um amigo ou membro da família estão mais propensas a “checar” online antes de finalizar sua decisão.

2. Anúncios no Google para Dentistas (Google Adwords)

<a href=marketing digital para dentistas” width=”894″ height=”628″ />

Para a maioria das buscas que as pessoas realizam no Google os primeiros 4 resultados são anúncios (veja na imagem acima que está escrito em verde logo abaixo do titulo a palavra “anúncio” que indica isso).

Isso quer dizer que essas empresas estão pagando para que o site delas seja exibido na primeira página do Google, acima da concorrência.

Veja abaixo a quantidade de buscas por mês para as palavras “dentista em pinheiros”, por exemplo.

Marketing Digital para Dentistas

Imagina se dessas 1000 pessoas, 1% entre em contato e vire seu paciente. Já seriam 10 novos pacientes, com um investimento bem baixo em marketing. Provavelmente muitas pessoas digitam todos os dias palavras-chave que tenham a ver com “dentista” e com o seu bairro.

Um ponto interessante para abordar é que você só irá pagar para o Google quando alguém de fato CLICAR no seu anúncio. Isso faz com que as chances de você pagar e não ter retorno de investimento diminuam muito.

ATENÇÃO: Nunca, em hipótese alguma crie campanhas no Google sem antes estudar como a ferramenta funciona. É muito fácil criar uma campanha que esteja totalmente desornada e atraia um público alvo totalmente errado para o seu site. Você com certeza desperdiçará seu dinheiro se não tiver expertise nesta área.

É muito importante que você diversifique as palavras-chave que você quer investir nos anúncios do Google, entenda abaixo.

Vejamos alguns exemplos de palavras-chave que você pode explorar além das mais óbvias:

  • dentista para pacientes especiais
  • dentista para diabéticos
  • dentista para idosos
  • dentista para bebe
  • dentista para cachorro

Você poderá abordar cada um desses assuntos e direcionar para o público certo e evitar gastar dinheiro com publicidade para pessoas que não têm interesse no seu serviço.

Saiba como é possível direcionar suas estratégias de marketing digital para dentistas para o público certo:

Por especialidade: Se você for odontopediatra, suas postagens podem ser entregues apenas à pais de crianças, por exemplo. Ou, se você for especialista em próteses, você poderá exibir apenas para homens e mulheres a partir de 60 anos. Ou seja, o Google por conter dados de todos os usuários, oferece um mecanismo de segmentação da audiência muito poderoso, podendo atingir quem realmente precisa do seu serviço.

Por localização geográfica: Se o seu consultório localiza-se no bairro da Consolação, em São Paulo, é possível fazer com que seus anúncios apareçam apenas para pessoas que passam ou moram perto do endereçeo da sua clínica.

Nas páginas do seu site – tanto páginas que descrevem seus serviços como seus artigos no blog –  deverão conter um formulário de contato, uma seção de comentários e alguns botões de compartilhamento de redes sociais.

Os usuários tendem a se relacionar quando há campos disponíveis para interação e esta é a melhor forma de transformar um internauta em um cliente.

Portanto, nunca esqueça de colocar uma chamada de ação no final de seu artigo, pois é isto que fará com que o usuário entre em contato com você e possivelmente vire seu cliente.

Investir em um site de aparência profissional e contratar uma empresa que pode desenvolver estrategias de marketing digital para dentistas de longo prazo é essencial.

Gostou desse artigo?

Caso tenha gostado e queira saber mais sobre como usar a internet para atrair novos clientes,  leia também nosso artigo de Marketing Odontológico no Facebook.

Entre em contato conosco para criarmos uma estratégia personalizada de marketing digital para sua clínica odontológica.

Preencha o formulário abaixo e o mais rápido possível entraremos em contato para ajuda-lo.

E então, o que você precisa para crescer?

Nome Completo*:

Celular*:

Seu e-mail*:

Qual sua área de atuação?*:

O que você procura para crescer?
Ex. Criação de Site, Otimização de Site, Google Adwords, Facebook Ads, Email Marketing Produção de Conteúdo, etc.

Estratégias de Marketing Digital para Dentistas e Clínicas Odontológicas
4.6 (92.31%) 26 votes

Recomendado para você:

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *