Marketing Digital para Fotógrafos

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Marketing Digital Para Fotógrafos

Você gostaria de saber como criar uma estratégia de marketing digital para fotógrafos que fosse capaz de promover sua profissão, atrair novos interessados em seu serviço, aumentar seus contratos e gerar um impacto positivo no faturamento do seu negócio?

Tenho certeza que sim…

Há grandes possibilidades de você estar perdendo a chance de fechar mais contratos, simplesmente porque você não tem uma presença online eficiente para aumentar o seu faturamento.

Mas fique tranquilo. Neste artigo, você irá aprender de forma prática, como deve ser o marketing digital para fotógrafos e quais são os ingredientes fundamentais para ter resultados de vendas com a internet.

  • Marketing Digital Para Fotógrafos

Determine o seu público alvo

Definir detalhadamente qual é o tipo de pessoa que você deseja atrair é fundamental para planejar todas as estratégias de marketing digital que você poderá desenvolver para atrair mais contratos. Afinal, a profissão de fotógrafo é bem ampla, você pode ser fotógrafo infantil, fotógrafo de moda, fotógrafo de casamento, fotógrafo de adolescentes e até mesmo fotógrafo especializado em cachorros.

Você pode ser até ser um profissional full-service, mas quanto mais você se especializar em uma única área, mais sucesso você terá em alcançar as pessoas que realmente estão interessadas no seu trabalho – mas nada te impede de aceitar contratos fora do seu micro-nicho. A melhor forma para você divulgar seu trabalho é através de ferramentas digitais, pois na internet você consegue saber exatamente quem procura o que.

Por exemplo…se a pessoa vai casar e precisa de um fotografo de casamento, você consegue através do Google e do Facebook fazer um artigo ou um anúncio direcionado apenas para quem está noivo. Pela internet, você direciona a comunicação de cada tipo de trabalho para o público-alvo de interesse.

Faça uma análise do seu mercado, estude o público – para saber se o nicho vale a pena -, a sua área de abrangência e determine seu foco de atuação. No início, informações básicas, como idade, cidade e sexo, servem.  Mas futuramente recomendamos que você mesmo determine qual a persona do seu cliente (perfil de cliente), que é uma espécie de público alvo mais específico.

Essas informações servirão para você definir uma linguagem de comunicação que atraia exatamente o tipo de pessoa que você pretende trabalhar e a chance de você fechar contratos com mais facilidade, é bem maior.

Depois que você já tiver determinado o seu público alvo, é hora de colocar a mão na massa e aplicar todas as dicas de marketing digital para fotógrafos que vamos te ensinar. Um site será a “sede” online do seu negócio, ele é indispensável para você começar a vender pela internet.

O site deve ter alguns pré-requisitos básicos para ser bem posicionado no Google facilitando que seja encontrado nas pesquisas que seus potenciais clientes fizerem.

Entenda quais os pontos para posicionar seu site na primeira página do Google:

  • Design responsivo (site que automaticamente se adequa a qualquer tamanho de tela – PC, Lap top, Tablet, Smartphone);
  • Design desenvolvido de acordo com o seu micro nicho escolhido (Ex.: se você é fotógrafo de casamento, monte um site clean e elegante);
  • Site leve, desenvolvido em WordPress ou outra ferramenta que permita publicações de fotos e imagens, que seja otimizado para mecanismos de busca (Google & Bing) e design de usabilidade fácil e intuitiva.

Marketing Digital para Fotografos

Fonte: Wellington Andrade.

  • Tenha um Blog estratégico

Um ponto essencial para deixar o site ainda mais profissional e eficiente para seu público alvo, é criar um blog estratégico. Você terá que produzir artigos baseados nas maiores duvidas e interesses do seu público.

Os artigos devem ser otimizados para os mecanismos de busca conter palavras relacionadas aos termos mais pesquisados no Google, devem oferecer respostas e soluções para todos os questionamentos dos interessados, devem ter um tamanho de 700 a 1200 palavras e imagens de qualidade.

Veja alguns exemplos de termos mais pesquisados sobre o mercado de fotografia:

Marketing Digital para Fotografos

Fiz uma pesquisa sobre “fotos” na região de São Paulo, para saber quais são os termos que as pessoas mais buscam no Google, nessa análise podemos ver que de 1mil a 10mil interessados por “como tirar fotos tumblr”. Essa palavra chave daria um excelente artigo e com certeza traria um bom resultado orgânico para um site de fotografia.

  • Invista em Google Adwords

O Google Adwords foi desenvolvido para pessoas fazerem obterem uma posição “privilegiada” de seus serviço ou produtos nas pesquisas.  A taxa é cobrada apenas quando alguém clica no anúncio e os valores do clique variam de acordo com a concorrência das palavras chave.

Esse tipo de propaganda, pode ser segmentada por palavras-chave (termos de busca), idade, sexo, interesse, localidade e isso faz com que as chances de uma venda direta acontecer aumentem muito. Afinal, o anúncio só aparece pra quem é o seu público alvo.

Marketing Digital para Fotografos

Fazendo uma análise na cidade de Brasilia, vejo que o termo “fotografo de casamento” tem de 1.000 a 10.000 buscas mensais, com concorrência media e o clique custando R$ 2,55. Vamos supor que você preste serviço nessa região, esteja anunciando esta palavra chave e consiga 1.000 cliques em seu anúncio.

De 1.000 cliques, existe a possibilidade de 2% comprarem de você e se você vende um pacote de fotos por R$ 1.800,00 para essas 20 pessoas, você ganharia R$ 36.000,00 e teria gasto apenas R$ 2.550,00 em apenas uma única vez, pois a chance de parte destes novos clientes voltarem a contratar seu trabalho são muito grandes.

Pelo custo benefício, entre outros fatores, compensa investir nesse tipo de publicidade.

  • Esteja presente nas Mídias Sociais

Para a profissão de fotógrafo, a maioria das mídias sociais são interessantes, então vamos ver agora como é possível trabalhar de forma eficiente e estratégica com cada uma delas.

Facebook

Como estamos falando de um profissional e não necessariamente de uma empresa, você pode criar um perfil profissional e ter um contato mais próximos com seus clientes e também deve criar uma fanpage associada a este perfil.

Com o perfil, você pode participar de grupos de assuntos relacionados aos interesses do público alvo que você definiu. Usando o exemplo de fotógrafo infantil, você pode participar de grupos sobre festa infantil ou grupos de gestantes, provocar diálogos e tirar dúvidas das mães quando surgirem assuntos sobre fotografia.

Com a fanpage, você pode postar fotos que você já tirou, divulgar conteúdos relacionados ao seu trabalho, compartilhar depoimentos de pessoas que já usaram seus serviços e com isso conquistar mais autoridade.

Marketing Digital para Fotografos

Fonte: Elizangela Santos.

Outra coisa bem útil que pode ser feita pelo facebook é criar anúncios segmentados para atingir pessoas interessadas nos serviços de fotografia da sua cidade ou então interessadas em nichos específicos e com isso conquistar mais clientes.

Youtube

Outra estratégia de marketing digital para fotógrafos é o youtube. Apesar dele não ser muito utilizado nesse mercado, acho útil para aplicar técnicas de marketing de conteúdo, onde você pode divulgar seu trabalho de forma lúdica, fazer um making off do seu trabalho e construir uma imagem institucional.

Caso tenha escolhido ser fotógrafo de moda, você pode produzir vídeos detacado as melhores poses, qual o melhor tipo de maquiagem para tirar fotos profissionais, qual tipo de roupa favorece cada corpo nas fotos, como tirar fotos legais com o celular, enfim, ideias é que não faltam.

Marketing Digital para Fotografos

Fonte: Lu ferreira.

Instagram

O instagram é uma rede social específica para fotos e que também tem um recuso bem legal para fazer anúncios segmentados. Então é fundamental que você marque presença nela, poste suas melhores fotos, faça vídeos curtinhos (tipo um trailer) dos bastidores de uma seção de fotos e invista no recurso de anúncios.

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Fonte: Canal Famosos Teen.

Pinterest

Muita gente usa essa rede social para ter ideias de moda, decoração e fotografia. E para os profissionais, o Pinterest funciona como uma espécie de portifólio online. É interessante estar presente nessa rede social também, para expor seu trabalho e ser reconhecido pelo que faz.

Marketing Digital para Fotografos

Tumblr

Se você for fotógrafo de adolescentes e tiver uma pegada “fofinha”, recomendo que também crie um perfil no tumblr. Pois como vimos lá na análise de termos mais pesquisados sobre fotografia, existem pessoas que relacionam certas imagens com o tumblr e apesar dele ser uma mídia social mais focada em textos, é bom criar uma conta nessa mídia social também e postar conteúdos úteis com imagens suas.

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  • Use A Estratégia De E-Mail Marketing

Outro sistema de marketing para fotógrafos é construir uma lista de e-mails. Pois é ela que vai permitir que você tenha um contato mais direto com seus clientes. Essa lista de contatos vai servir para encurtar o seu relacionamento com pessoas que já usaram seu serviço, dar brindes ou criar ofertas personalizadas para pessoas específicas e fazer anúncios para atingir pessoas semelhantes às da sua lista – isso faz com que você acerte em cheio pessoas altamente interessadas no que você vende, por um custo bem menor no facebook ads ou google adwords.

  • Faça Parcerias Com Empresas Do Seu Mercado

Faça parcerias com outras empresas que fazem parte do seu mercado. Por exemplo, se você é um fotógrafo de cachorro, você pode fazer parcerias com petshops, hoteizinhos de pets e até algumas clinicas veterinárias. Assim você terá mais recomendação e consequentemente mais vendas.

Você pode aplicar todas essas dicas do artigo, que com certeza irão te trazer bons resultados. Mas, se você quiser, nós, do Mundo Social, uma agência focada em Marketing Digital para Profissionais Liberais e Pequenas Empresas, estaremos à disposição para te ajudar.

Caso tenha interesse em levar seu negócio para o próximo nível e conquistar mais clientes, entre em contato conosco e vamos analisar o seu negócio e criar uma estratégia de negócio personalizada.

 

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