Marketing Digital para Médicos e Clínicas/Consultórios

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Marketing Digital para Médicos

Já sabemos que as redes sociais e a internet transformaram completamente a maneira como as empresas se relacionam com seus consumidores. Desde o processo de atração, passando pela venda e chegando ao processo de retenção, o marketing digital com ferramentas precisas e com alto poder de alcance está mudando o modelo de negócios.

Neste conteúdo você vai entender o que você precisa para atrair novos clientes até seu consultório médico e qual a maneira CERTA (tanto em termos de resultados como da lei) de você aplicar estratégias de marketing digital para médicos.

Você deve ter reparado que o perfil dos pacientes mudou.

Ou vai me dizer que você nunca procurou no Google alguma explicação mirabolante para alguma dorzinha que você teve ou algo do tipo?

Da mesma forma que os usuários a todo o momento estão buscando conteúdo no Google e nas Redes Sociais, eles também buscam indicações de serviços, produtos ou profissionais. Seja através de grupo de Whatsapp, da sua própria linha do tempo ou da busca do Google, já é uma realidade que a maioria das pessoas busca referencia na internet antes de entrar em contato com um profissional ou efetuar a compra de um produto. E é exatamente ESSA oportunidade que você não pode perder.

Podemos aplicar o marketing digital para médicos de varias formas. Você pode dialogar com seu publico através das redes sociais, da produção de conteúdo – artigo, imagens, vídeos, podcasts, aulas ao vivo, palestras online – estratégias de email marketing e anúncios inteligentes e segmentados.

O fato é que, a vantagem do marketing digital para médicos é que é possível saber exatamente quem são as pessoas que estão precisando do seu serviço, através de interesses, páginas curtidas, posts comentados. O Facebook e o Google sabe exatamente se você é homem ou mulher, quantos anos tem e onde vive.

Toda essa presença online é um trabalho de longo prazo e quanto antes iniciar melhor, até porque até o dia em que você não renovar o contrato da sua hospedagem o seu site estará com seu conteúdo sendo acessado e buscado por muitas pessoas. Em outras palavras, o que você precisa é construir um BANCO DE DADOS, que será justamente sua base para traçar a estratégia digital.

O que eu recomendo para você? Supondo que você tenha uma clínica de estética, uma clínica odontológica ou um consultório médico é indispensável a presença de 4 fatores:

1- Site Institucional Otimizado para o Google

2- BLOG com Artigos recorrentes e otimizados

3- Redes Sociais + Facebook Ads (Relacionamento, Branding + Atração e Prospecção)

4- Anúncios no Google (opcional)

5- Email Marketing (Marketing direto)

Marketing Digital para Médicos

Você deve escrever uma média de 2 a 3 artigos por semana, com algo em torno de 800 a 1200 palavras por texto. Evidentemente você pode e deve contratar uma agência profissional para realizar a produção de conteúdo para internet, de modo que você define as palavras-chaves e os temas mais importantes e os redatores elaboram o texto.

O foco na produção de conteúdo é resolver os problemas dos seus clientes, ajuda-los de forma que eles terão você como referência na hora da tomada de decisão. Obviamente que para isso, além de um texto bem escrito, é necessário um trabalho de otimização para que ele seja bem ranqueado pelo Google e apareça nas primeiras posições quando o termo for buscado.

O Facebook funciona como um grande portal de informação privada. Lá é possível saber quem tem problemas dentários, quem tem acne, quem faz o tratamento estético X dentre muitas outras informações valiosas na hora de planejar uma campanha.

MAS, O QUE É DE FATO PERMITIDO NO MARKETING MÉDICO?

Em 2011 o Conselho Federal de Medicina publicou o Manual de Publicidade Médica, o qual prevê algumas limitações em relação a maneira de divulgação de profissionais, empresas e procedimentos médicos. O texto abrange tanto o marketing tradicional quanto o digital.

Separamos algumas das principais restrições feitas ao ambiente virtual, para que você possa agir sem medo de errar. Vamos lá:

UTILIZAÇÃO DE FOTOS DE PACIENTES

O CFM proíbe terminantemente a utilização de fotografias de pacientes em materiais promocionais – sejam impressos ou virtuais –, mesmo com o consentimento deles. A utilização é permitida apenas para trabalhos acadêmicos, desde que previamente autorizadas pelo paciente.

REDES SOCIAIS

De acordo com o manual do Conselho, as páginas de redes sociais não podem ser utilizadas como ferramenta de captação de clientes, por isso não podem conter telefone nem endereço do consultório.

Esse tópico específico ainda está em discussão e alguns Conselheiros já manifestaram opinião contrária. No entanto, aqui do C2.0, recomendamos a não divulgação de contatos nessas redes, até para separaras estratégias e passar uma maior transparência nas informações divulgadas (de fato sem interesses secundários camuflados).

O importante aqui é usar as redes sociais como aliado de propagação do seu conteúdo, conteúdo útil, que se converta em bem social e divulgação das informações corretas. Essa é a forma que vemos mais resultados por aqui.

EQUIPAMENTOS E TECNOLOGIAS

Clínicas e consultórios podem divulgar seus equipamentos e tecnologias, desde que não as associem com garantias no resultado. É imperativo que as pessoas não pensem que simplesmente porque a clínica ou consultório possui esse equipamento que seu problema estará resolvido.

ESPECIALIZAÇÕES E TITULAÇÕES ACADÊMICAS

Os profissionais podem, de acordo com o manual do CFM, explorar até duas especializações e seus registros nos conselhos regionais nas peças publicitárias. Ele também tem o direito de listar as sociedades médicas das quais é membro. Já as titulações podem estar presentes em todas as peças, desde que acompanha das do número de registro no CFM local. Especialidades não registradas não devem ser divulgadas.

EXPRESSÕES PROIBIDAS

Expressões como “o melhor”, “o mais eficiente”, “o único capacitado”, “resultado garantido” ou similares não podem estar presentes em nenhuma publicidade. Também é proibido oferecer garantia de resultados do tratamento ao paciente ou a familiares.

PREÇO E FORMAS DE PAGAMENTO

O Conselho Federal de Medicina proíbe terminantemente a divulgação dos preços e formas de pagamento nas campanhas.

BLOG PESSOAL E PROFISSIONAL

O manual do CFM considera blogs médicos ferramentas de propagação de informação, portanto não existem restrições quanto a sua existência. Todavia, o profissional não pode prestar consultorias nesse ambiente. Caso você tenha mais dúvidas sobre o assunto, pode consultar o manual completo nesse link ou entrar em contato com o Conselho Regional de Medicina da sua região.

 

COMO ATRAIR MAIS CLIENTES?

Bom, acredito que a essa altura você já deve ter entendido que o marketing digital é fundamental para a sua clínica ou consultório médico e agora é o momento que você sai da teoria e entra na prática. A estratégia tem que ser trabalhada como um todo e cada um dos 8 pontos a seguir têm um objetivo para criar sua presença online.

DEFINIÇÃO DE PÚBLICO E ANÁLISE DO MERCADO

Quando você define quem é o seu público alvo tudo fica mais fácil e mais econômico também. Ter um público definido implica em fazer campanhas digitais eficientes, que gastem apenas – ou majoritariamente – o público que tem interesse em se relacionar com ou comprar o seu produto. Em anúncios no Google, por exemplo, você só paga quando alguém clica no seu anúncio, de modo que não me parece interessante pagar pelo clique de um curioso.

Portanto, é sempre indicado que foque em palavras chaves bastante específicas, mesmo que tenha poucas buscas mensais. São essas palavras que vão te trazer pessoas realmente interessadas em marcar uma consulta ou realizar um tratamento.

Analisar o mercado também é essencial, pois você pode analisar seus concorrentes e se comparar com eles, sabendo assim, o que de fato está dando certo e o que não está.

CONHEÇA AS NECESSIDADES DOS SEUS PACIENTES

Agencia ou consultor nenhum no mundo será melhor do que o próprio profissional médico para saber as necessidades dos pacientes. Dê atenção e até mesmo anote as principais dúvidas e problemas que os pacientes trazem até o seu consultório.

Não preciso nem dizer que MUITO PROVAVELMENTE milhares de outras pessoas têm as mesmas dúvidas e adorariam poder acessar um conteúdo que as ajudassem.

Após ter feito essa identificação de necessidades, aborde a solução delas em seus conteúdos, a fim de atrair possíveis pacientes, demonstrar o seu conhecimento de causa e ganhar autoridade na internet.

OFEREÇA SOLUÇÕES

Acredito que quase sempre que fazemos uma busca no Google estamos atrás de respostas, seja lá o que for. A lógica se dá de maneira parecida no Facebook, de modo que as pessoas só clicam em links que gerem algum valor para elas.

Por isso, evite produzir conteúdos longos, com explicações técnicas e termos científicos. Aproxime-se do seu público e ofereça soluções. Quando isso não for possível, justifique o motivo e ressalte sempre a importância de buscar um profissional especializado.

CRIAÇÃO DE SITE

O site é o seu cartão de visitas online. Primeiramente ele DEVE ser responsivo, isto é, que se adapta a tablets, smartphones, laptop e PC, e ter um layout amigável e clean, facilitando a navegação do usuário.

O desenvolvimento do seu site tem que ser um investimento que retornará para você tanto financeiramente e elevará seu profissionalismo com relação a seus pacientes. Você pode, também, publicar suas especializações, títulos e prêmios, desde que acompanhados do registro no CRM. Lembre-se de consultar o manual do CFM para produzir esse conteúdo.

TENHA UM BLOG

O blog é a estrutura que centraliza tudo que você produzir em termos de conteúdo. Ele é a base de toda a sua estratégia e deve ser uma prioridade. O blog deve ser parte do seu site, mas um mundo a parte, longe de informações burocráticas. A produção de conteúdos de qualidade e a divulgação e propagação nas redes sociais será parte importante da sua estratégia.

 INVISTA NOS ANÚNCIOS SEGMENTADOS DO FACEBOOK

Não tem muito como fugir: é preciso estar onde seus pacientes e possíveis pacientes estão. Em algum momento do dia, um possível paciente seu estará no Facebook. Por isso, invista nas redes sociais, impulsione publicações no Facebook para gerar mais engajamento e atingir mais pessoas.

Pesquise quais as redes sociais mais utilizadas pelo seu público-alvo e separe um orçamento mensal para a divulgação dos conteúdos que produzir. Lembrando que sempre deve segmentar bem o seu público alvo para conseguir criar posts que realmente tenham um alcance incrivel.

 FAÇA LINKS PATROCINADOS NO GOOGLE

Links patrocinados são os famosos “anúncios no Google” que possibilitam um melhor posicionamento nas páginas de resultado. Você pode investir em palavras-chaves que sejam interessantes para posicionar você no topo das buscas, antes da concorrência. Claro, que, palavras com alta concorrência são mais complicadas, pois provavelmente o custo por clique será alto. Por isso, seja ESPECÍFICO e trabalhe com palavras de cauda longa.

Por exemplo, você é um dentista e quer atrair novos pacientes. Se você comprar a palavra chave “dentista” você vai atrair um público muito amplo e às vezes a pessoa que clicar no seu conteúdo pode ser lá do outro extremo do Brasil, o que não interessa para você (a não ser que você tenha algum produto digital, que ultrapasse fronteiras).

Para entender a lógica da compra de palavras-chave na hora de criar seu anúncio no Google é sempre necessário observar pela perspectiva do usuário. Porque as pessoas buscariam determinados termos?

Vamos exemplificar.

Como segue abaixo, a palavra “dentista” tem uma alta procura no Google, porém ela sugere uma amplitude que não nos interessa. Queremos atingir possíveis pacientes e não curiosos em geral. Além de abordar um público amplo demais o clique de R$ 4,47  não está muito barato.

marketing digital para médicos

Portanto, aposte em buscas locais, como por exemplo, “dentista em caxias do sul”. Apesar de ter muito menos buscas, estas são buscas qualificadas, de pessoas que realmente estão buscando você na internet.

marketing digital para médicos

Veja que para a palavra “dentista caxias do sul” a média de pesquisas mensais é de apenas 390, mas a concorrência é menor, o clique é mais barato e ainda a chance de o visitante se converter em cliente é MUITO maior.

Também é interessante fazer uma estratégia relacionada a algum artigo ou outro tipo de conteúdo seu. Comprar palavras e termos relacionados a esse tema certamente aumentará o tráfego no seu blog. Se você fizer um artigo e no final deixar alguma chamada para ação, nem que seja um formulário para contato, o conteúdo além de informativo se torna propositivo, e é neste caso que vale a pena investir.

Por exemplo, você produziu um artigo sobre insolação e como tratá-la.

Após explicar e ajudar o usuário com o seu conteúdo você pode e deve aproveitar para disponibilizar um campo para as pessoas enviarem mensagens para marcar consultas ou tirar dúvidas.

Desta forma você estará prestando um serviço de qualidade e ainda se posicionará como autoridade. Esse é o chamado marketing de conteúdo, e é algo que funciona em absolutamente qualquer área.

TENHA UM RELACIONAMENTO E UM ATENDIMENTO DE PRIMEIRA

Um dos pilares principais de qualquer estratégia de marketing digital é o relacionamento com o seu cliente. Lembra quando escrevi no começo deste artigo que as pessoas buscam referencias na internet na hora de procurar um profissional? Pois bem, isso também acontece de maneira oposta: pessoas adoram demonstrar o seu descontentamento com uma marca através da internet e isso pode te fazer perder muitos pontos.

A rapidez com que uma empresa pode ser destruída na internet é assustadora e quase instantânea. O simples fato de não ter uma pessoa sempre responsável por responder comentários, mensagens e menções nas redes sociais pode causar danos sérios à imagem da sua clínica e te prejudicar perante a comunidade.

Em qualquer negócio, o atendimento é um diferencial. Antes de produtos ou serviços, pessoas gostam de atenção, por isso, ofereça um atendimento humano, próximo e acolhedor no ambiente virtual.

 

CONCLUSÃO

O marketing digital possibilita que você eleve a relação com seus pacientes – e com o público em geral– a outro nível. Com bastante trabalho, geração de conteúdo e análise de métricas é possível alcançar o público que você busca, atraí-lo ao seu consultório e criar uma relação de fidelização. Para isso é NECESSÁRIO fazer um investimento de tempo e dinheiro, que certamente será recompensado com uma agenda lotada de pacientes.

Além disso, a quantidade de dados e informações que é possível coletar com a análise de resultados é essencial para sua melhora gradativa. Ou seja, sua estratégia será cada vez melhor. Nós sabemos que a área de saúde possui inúmeras restrições quanto às ações promocionais. Mas, mesmo assim, com um marketing inteligente e eticamente correto, é possível gerar resultados expressivos em curto e médio prazo.

Lembre-se que existem muitas agências e empresas interessadas em prestar esse tipo de serviço, mas nem todas serão capazes de ajudá-lo nessa missão, com preços justos e entregas qualificadas. Terceirizar pode ser uma boa opção caso você não tenha tempo para realizar tudo isso sozinho, mas, mesmo assim, conhecer o funcionamento dessas ferramentas é fundamental.

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