Estratégias de Marketing Odontológico no Facebook

Tempo de leitura: 6 minutos

Como utilizar as estratégias de marketing digital odontológico dentro do Facebook?

Por ser a maior e mais acessada rede social, não importa aonde o usuário estiver, ele sempre vai conferir seu Facebook. Seja na fila do banco, no trabalho, no sofá de casa ou na mesa de jantar as pessoas estão sempre conectadas dentro desta rede social. E este é o ambiente ideal para você propagar sua marca e mostrar um pouco do que você oferece.

No entanto, sabemos que o Facebook é uma plataforma voltada para relacionamento e entretenimento e não tanto para o comercial. Por conta disso, é preciso saber criar as estratégias corretas para não passar batido e parecer uma propaganda inconveniente para o usuário.

A melhor estratégia que muitas empresas já utilizam é a de marketing de conteúdo (produção de artigos, vídeos, e-books, entre outros) para fisgar usuários que estão interessados no seu serviço.

Criar artigos que resolvam as dúvidas dos internautas e apostar no marketing de conteúdo com certeza é a melhor estratégia para captar novos clientes. Claramente, além de produzir um conteúdo de qualidade, você deve estudar o comportamento do público na internet para saber O QUE eles mais estão buscando, e só então começar a escrever artigos ou gravar vídeos.

É essencial criar conteúdos que abordem as “dores” do seu público e consiga resolver os problemas pelo menos parcialmente. Muito provavelmente, após ler o seu conteúdo o usuário terá você como referência e poderá recorrer aos seus serviços.

Atenção: Você deve criar conteúdos e divulga-los no Facebook, criando e configurando anúncios que atinjam apenas as pessoas que moram ou trabalham perto do seu consultório, aumentando MUITO as chances de um leitor virar um cliente.

Todos os dias as pessoas procuram por determinadas palavras-chaves no Google para resolver algum problema e você poderá explorar isso.

Vejamos alguns exemplos de dúvidas que todos os dias são procuradas na internet:

  • Como escolher um bom dentista?
  • Como controlar a inflamação na gengiva?
  • Como fazer sua restauração dentária durar mais?
  • Como fazer clareamento a laser?
  • Mascar chicletes faz bem ou prejudica os dentes?
  • Como cuidar da higiene bucal de bebês?

Você poderá abordar cada um desses assuntos e direcionar para o público certo e evitar gastar dinheiro com publicidade para pessoas que não têm interesse no seu serviço. Veja exemplos de segmentações de público que trazem maiores resultados:

Por especialidade: Se você for odontopediatra, suas postagens podem ser entregues apenas à pais de crianças, por exemplo. Ou, se você for especialista em próteses, você poderá exibir apenas para homens e mulheres a partir de 60 anos. Ou seja, o Facebook por conter dados de todos os usuarios, oferece um mecanismo de segmentação da audiência muito poderoso, podendo atingir quem realmente precisa do seu serviço.

Por localização geográfica: Se o seu consultório localiza-se no bairro da Consolação, em São Paulo, é possível fazer com que suas postagens sejam entregues para pessoas que passam próximo ao seu endereço ou que moram perto deste bairro. Você seleciona bairros e regiões, a partir da localização da sua clínica.

Ao final do seu artigo, que abordará e explicará algumas dessas dúvidas, você deverá ter um formulário de contato, uma seção de comentários e alguns botões de compartilhamento de redes sociais.

Os usuários tendem a se relacionar quando há campos disponíveis para interação e esta é a melhor forma de transformar um internauta em um cliente.

Portanto, nunca esqueça de colocar uma chamada de ação no final de seu artigo, pois é isto que fará com que o usuário entre em contato com você e possivelmente vire seu cliente.

Como construir a autoridade da sua Clínica Odontológica no Facebook?

Além de postar e promover conteúdos, você também deve utilizar o Facebook para construir a autoridade da sua clínica odontológica na internet. O sistema de avaliações da sua página no Facebook, por exemplo, é uma das ferramentas que possibilita dar maior credibilidade à sua clínica.

Hoje, já é um fato que a maioria das pessoas procura no Google ou no Facebook para saber se uma empresa é confiável ou não, e um dos fatores que gera essa confiança é ter muitas avaliações positivas. Além de gerar boa reputação para sua clínica odontológica, você terá um arsenal de depoimentos para utilizar sempre que precisar.

Você também pode apostar em estratégias de marketing que mesclam o online com o offline. Por exemplo, quando um cliente vai até sua clínica odontológica e quer utilizar seu Wi-Fi, é possível configurar para que ele apenas consiga acessar a sua rede se ele compartilhar no Facebook que visitou sua clínica.

Isso é algo bastante comum, simples de fazer e gera uma exposição valiosa na rede social. Essa é uma ótima estratégia pois faz com que o usuário compartilhe sua marca com os amigos deles, que muitas vezes interpretam essa postagem como uma recomendação/indicação.

Veja abaixo como se planejar para usar as redes sociais de maneira efetiva.

Marketing Odontológico nas Redes Sociais

marketing odontológico facebook

Gostamos de utilizar na Mundo Social um planejamento estratégico de conteúdo que fique com a seguinte proporção: 4 posts de Conteúdo, 1 post Comercial e 1 post de Oferta.

  1. Fazer 4 posts de conteúdo que sejam úteis para os clientes. Dicas, curiosidades, hábitos saudáveis, alimentos que fazem bem aos dentes são exemplos de conteúdos que funcionam, educam e agradam as pessoas. Exemplo: “Como deixar seu dente mais branco com 2 materiais caseiros”
  2. Fazer 1 post comercial indicando algum serviço que vocês fazem mas sem mencionar em preços ou condições especiais.
  3. Fazer 1 post de oferta, direcionando o cliente para o seu site, ou para uma outra página que explique melhor a sua oferta. Uma promoção, um desconto ou um evento em datas comemorativas são ótimos para serem veiculados na rede.

O planejamento em marketing digital odontológico, assim como ocorre na Odontologia,  torna-se essencial para que sua clínica cresça e torne-se cada vez mais conhecida. Assim, ter o apoio de um profissional ou de uma empresa especializada em entregar soluções digitais e participar deste processo de aquisição de novos clientes pela internet é fundamental.

Para fazer da maneira correta, é preciso de muito tempo, estudo e dedicação. Todos estes processos e estratégias digitais ainda são muito novas neste mundo que vivemos em constante ebulição tecnológica.

E nós podemos te ajudar: Com o Mundo Social você poderá construir seu site, divulgar seus produtos e serviços na internet de forma profissional e ética e aumentar a visibilidade do seu consultório, atraindo novos pacientes.

O Mundo Social é uma agencia de marketing digital focada em pequenas e médias empresa/profissionais autônomos, e une conhecimentos de marketing digital com comunicação e design, propiciando mais resultados, mais reputação e mais clientes para você.

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